Image Map

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Avaliação de Ciências - 5º ano

Escola _______________________________________________
Docente: _______________________________     Série:     5º ano “_____ ”
Discente:_______________________________
Data:____/___/______Valor: _____ pontos          Nota:__________


Atividade Avaliativa de Ciências 

Critérios: Não conversar com os colegas durante a realização da avaliação. Não portar e utilizar nenhum aparelho eletrônico. Não ficar andando na sala de aula. Não rasurar a avaliação. Até o término desta, permaneça em silêncio.

1) O planeta Terra é um super organismo que vive em equilíbrio, contudo o homem tem desempenhando um papel negativo na natureza, quebrando esse equilíbrio. Portanto, relacione as consequências desse desequilíbrio com as atitudes a serem tomadas pela humanidade para impedir a destruição da natureza.

(A) Excesso de lixo
(B) Falta de água
(C) Aquecimento Global
(D) Extinção de espécias

(    ) Não poluir os rios, tomar banhos rápidos, fechar as torneiras.
(    ) Evitar o desmatamento, as queimadas e a caça.
(    ) Andar a pé, colocar filtros de fumaça em fábricas.
(    ) Consumir produtos naturais, evitando enlatados e outros produtos que tenham embalagens.


2) O homem tem se comportado como um ser inconsequente ao explorar os recursos naturais. Provoca queimadas que, além de produzir o gás carbônico (CO2) matam os animais e os vegetais. O solo da região fica desgastado, apresenta buracos e deslizamento de terra. 
Assinale a alternativa que contém o fator de desequilíbrio ambiental que não está relacionado com o texto anterior.

(A) Erosão.
(B) Efeito Estufa.
(C) Ação do homem sobre a fauna e a flora.
(D) Produção de lixo.
(E) Produção de alimentos.


3) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas sofrerão carência de água caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

(A) Desenvolver processos de reutilização da água.
(B) Explorar leitos de água subterrânea.
(C) Ampliar a oferta de água captando-a em outros rios.
(D) Captar águas pluviais.
(E) Importar água doce de outros estados.



4) Considerando as riquezas dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada pela:

(A) Reduzida área de solos agricultáveis.
(B) Ausência de reservas de águas subterrâneas.
(C) Escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
(D) Degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
(E) Abundância de água no planeta.


5) Por meio de seus diferentes usos e costumes, as atividades humanas interferem no ciclo de água, alterando:

(A) A quantidade total.
(B) A qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
(C) A qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.
(D) Apenas a quantidade de água superficial existente nos rios e lagos.
(E) O regime de chuvas, mas não a quantidade de água para consumo disponível no planeta.





Gabarito:

1 - B D C A
2 - D
3 - A
4 - D
5 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário